Redação
O mercado interno de carne de frango no Brasil registra uma forte queda nos preços nas últimas semanas, de acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A principal pressão vem da maior oferta de carne no mercado doméstico, consequência direta do caso confirmado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Com o registro da doença, a União Europeia e mais 24 países embargaram a compra de carne de frango de todo o território brasileiro. Outros 16 países restringiram a compra da proteína apenas do Rio Grande do Sul, e dois países suspenderam a importação especificamente do município de Montenegro.
Diante desse cenário, o volume de carne produzido no Sul, principal polo produtor e exportador de frango do país, passou a ser realocado para o mercado interno, pressionando a oferta e, consequentemente, os preços.
Segundo o Cepea, agentes de mercado relatam um aumento expressivo no fluxo de produtos avícolas vindos da região Sul, com valores mais competitivos. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda tem contribuído para a retração nos preços.
Além disso, o período de final de mês, quando o poder de compra da população tende a ser menor, também influencia negativamente a demanda pela carne de frango, acentuando ainda mais o movimento de queda nos preços.
O setor segue atento aos desdobramentos do caso de Influenza Aviária e aos impactos nas exportações, enquanto o mercado interno tenta absorver o excedente de oferta.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !